Festivais de rua
22 de abril de 2025
Oficina das Palavras - Comunicação para Negócios
Oficina das Palavras - Comunicação para Negócios
O Festival Gastronômico de Indaial 2025 já começou a aquecer os bastidores. Nessa segunda-feira (14/4), uma prova técnica realizada na cozinha do curso de Gastronomia da Uniasselvi avaliou os pratos desenvolvidos por 10 restaurantes locais. A seleção atestou a qualidade das criações e confirmou a participação dos estabelecimentos na próxima edição do festival, marcada para o período de 23 a 25 de maio, no Parque Municipal Jorge Hardt.
“Foi uma etapa fundamental para garantir que os pratos atendam aos critérios técnicos e estejam alinhados ao propósito do festival. Diferente dos anos anteriores, quando o encontro era apenas uma capacitação, neste ano ele assumiu caráter avaliativo”, explica Tamara Legarrea, consultora do Sebrae.
Durante a prova, os representantes dos restaurantes apresentaram seus pratos ao júri, formado por quatro profissionais da área gastronômica e de eventos. Cada participante teve que contar a história da receita, demonstrar domínio técnico, destacar ingredientes e justificar o uso do produto com Indicação Geográfica (IG) sorteado previamente.
“Os participantes vêm sendo preparados por meio de oficinas desde o início do processo. A mais recente foi sobre empratamento, com o chef-consultor Willian Aimar, que contribuiu diretamente na finalização das receitas”, destaca Ivandro Binsfeld, presidente da Turind.
O resultado surpreendeu os jurados que avaliaram a prova. “Não estamos tão acostumados a consumir pratos com estes determinados ingredientes nas receitas, me surpreendi positivamente. A régua foi elevada desde a primeira edição do festival, agora é esperar a reação do público que vai provar as novidades”, comentou Marcos Alexandre Liz, diretor Artístico-Cultural da Fundação Indaialense de Cultura (FIC).
Produtos com Indicação Geográfica (IG) são o tema da edição
A grande novidade da edição 2025 é o foco nos produtos com Indicação Geográfica (IG) de Santa Catarina. Ao todo, o estado conta com 10 IGs reconhecidos e outros quatro em fase final de certificação pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Cada produto carrega tradição, identidade e vínculo direto com as comunidades catarinenses.
No festival, que será no formato de rua com estrutura especial montada no parque, cada restaurante desenvolverá um prato exclusivo com base no ingrediente IG que lhe foi sorteado. “O desafio é justamente extrair todo o potencial de cada insumo, valorizando sua origem e explorando formas, cores, aromas e texturas para encantar o público”, afirma Michela França, também consultora do Sebrae.
Outra oficina relevante no processo foi a de Gastronomia Sensorial, ministrada pela professora Dra. Leila A. Costa, da Univali, com mestrado e doutorado na área. A especialista compartilhou técnicas para ampliar a experiência gastronômica por meio dos sentidos, elevando ainda mais o padrão dos pratos que serão servidos no evento.
Sobre o Festival
Com o tema Festim de Sabores Catarinenses, o Festival Gastronômico de Indaial promete uma verdadeira celebração à mesa. Além de promover a cultura alimentar do estado, o evento contribui com o fortalecimento do turismo e da economia local por meio da gastronomia. A preparação dos participantes segue uma metodologia exclusiva da Cocriando Soluções, empresa que já atuou em dezenas de festivais pelo Brasil, priorizando capacitação, excelência e criatividade.
O Festival Gastronômico & Cultural de Indaial é uma realização da Prefeitura de Indaial, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo, Associação de Turismo de Indaial (Turind) e Sebrae Santa Catarina; tem apoio da Fundação Indaialense de Cultura, CDL Indaial, Uniasselvi e Campestrini; patrocínio da Mueller, Segallas, Benke, Sicoob e Colisor. Desde a primeira edição, o evento é implementado por meio da Metodologia Cocriando Sabor & Saber, da Cocriando Soluções.